Search
Picture of Informativo

Informativo

Reunião para tratar da abertura de leitos pediátricos será na segunda

Picture of Informativo

Informativo

Situação de falta de leitos pediátricos é preocupante. (Foto: Saul Schramm).
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Ocupação dos leitos pediátricos está em 100% em Campo Grande e o município estuda contratar novas unidades de hospitais particulares

A reunião para tratar da contratação de leitos pediátricos de hospitais particulares para atender pacientes do SUS em Campo Grande foi agendada para depois do feriado, na próxima segunda-feira (10). A ocupação de leitos nesta quinta-feira (6) é de 100%. Segundo o secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, a pasta acompanha a situação 24 horas por dia.

Durante entrevista nesta quinta-feira (6), o secretário disse ter ocorrido uma redução lenta e gradual na fila de espera de crianças por leitos pediátricos nos últimos dias, mas a situação ainda é preocupante. Segundo ele, no final do mês passado havia mais de 51 crianças na lista de espera por atendimento hospitalar. Na quarta-feira (5) eram menos de 20. A maioria delas com doenças respiratórias.

Questionado sobre a data da reunião, marcada só para depois do feriadão, o secretário respondeu que a cada 48 horas o Centro de Operações de Emergência em Saúde se reúne. “Ninguém dentro da Sesau está de férias ou viajando. Toda a superintendência está à disposição do secretário. Nós acompanhamos 3 vezes ao dia o número de crianças que estão em observação ou com necessidade de oxigênio dentro das nossas UPAs.

A previsão de que novos leitos seriam abertos no hospital El Kadri logo após o feriado não se confirmou. Isto porque eles não conseguiram montar uma equipe de pediatras a tempo nem obter uma certidão federal.

O plano B, ou seja, a contratação de 10 leitos clínicos de pediatria clínicos da Santa Casa ainda não foi descartado. Eles aguardam uma devolutiva do hospital porque o local onde esses leitos seriam abertos precisa de algumas reformas.

Ainda segundo o secretário, caso haja aumento na demanda, unidades de saúde em ponto facultativo poderão ser abertas durante o feriado.

Conteúdo retirado do Primeira Pagina.