Search
Picture of Informativo

Informativo

Conta de luz terá reajuste médio de 9,28% em MS

Picture of Informativo

Informativo

(Arquivo)
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Aumento na fatura de energia elétrica para mais de 1,1 milhão de unidades consumidoras em 74 municípios de MS vale a partir do dia 8 de abril de 2023

A diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (4), o resultado da quinta revisão tarifária periódica da Energisa Mato Grosso do Sul, que entrará em vigor a partir de sábado (8). A concessionária atende a mais de 1,1 milhão de unidades consumidoras em 74 municípios sul-mato-grossenses.

efeito médio do reajuste para o consumidor é de 9,28% – sendo 6,28% para consumidores de alta tensão e 10,48% para consumidores conectados na baixa tensão. Para consumidores residenciais (subgrupo B1), o percentual é de 9,58%.

Percentuais de reajuste das tarifas da Energisa MS (Foto: Reprodução)

Segundo a Aneel, os fatores que mais impactaram no cálculo da revisão foram os custos com transporte e compra de energia, além dos encargos do setor.

  • O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV).
  • Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Também foram aprovados os limites para os indicadores de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora para o período de 2024 a 2028.

Assunto discutido com a sociedade, a então proposta de revisão dos índices da Energisa teve audiência pública no dia 2 de fevereiro de 2023, em Campo Grande.

Conteúdo retirado do Primeira Pagina.