a

Campo Grande Post

Search

Campo Grande é a cidade mais arborizada do mundo pela 4ª vez

Picture of Informativo

Informativo

Campo Grande. - Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A capital de Mato Grosso do Sul é novamente a “Tree City of the World”, na tradução livre “Cidade Árvore do Mundo”, pela FAO/ONU

Campo Grande é reconhecida pela quarta vez como a cidade mais arborizada do mundo. O título “Tree City of the World”, na tradução livre “Cidade Árvore do Mundo”, de 2022, é do FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

As ações de preservação, inovação, manejo e proteção das florestas urbanas desenvolvidas na capital de Mato Grosso do Sul são as principais razões da conquista mundial.

“Campo Grande passou a ser referência mundial como uma cidade biofílica, que possibilita aos seus habitantes maior integração com a natureza e compromete-se com seu cuidado. É com imensa alegria que recebemos essa notícia. Esse reconhecimento é o resultado do trabalho de todos os servidores que atuam diariamente na preservação das nossas florestas, bem como dos cidadãos que defendem a permanência das árvores em seus quintais e avenidas”, declarou a prefeitura de Campo Grande, Adriane Lopes.

CERTIFICADO FAO CG
Certificado Tree City of the World. – Reprodução

A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) também destacou o apoio da população e todas as ações voltadas para arborização realizadas na cidade.

“Muito além de preservar e manter nossas florestas urbanas, também investimos na capacitação dos nossos técnicos, estamos revisando nossas legislações e modernizando nossos procedimentos. Esse reconhecimento nos ajuda a permanecer motivados a trabalhar incessantemente para manter esse status, a continuar integrando essa rede mundial de excelência em arborização”, afirmou a secretária da Semadur Kátia Sarturi.

Cidades Árvores do Mundo

De acordo com a prefeitura, para fazer parte das “Cidades Árvores do Mundo” é necessário atender cinco padrões:

  • Arborização urbana
  • Sistema de parques e áreas verdes
  • Áreas de preservação permanente
  • Remanescentes de vegetação nativa
  • Bosques e formações de maciços vegetais secundários
(Reprodução)

Além disso, a cidade deve comprovar anualmente que cumpre os requisitos exigidos pelas instituições. Nesta edição da FAO/ONU, Campo Grande ficou ao lado de 168 cidades de 21 países, integrando uma importante rede global que lidera o caminho em silvicultura urbana e comunitária.

No Brasil o número saltou de oito para 20 cidades que receberam o reconhecimento. O crescimento foi de 250%.

Siga nossas Redes Sociais