Ederson Umbelino Nery entregou pedido de desistência no início deste mês; nesta quarta-feira o desligamento foi publicado em Diário Oficial
Preso em janeiro com drogas no Mato Grosso, o cadete da academia da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul Ederson Umbelino Nery, de 35 anos, foi desligado do curso de formação de oficiais nesta quarta-feira (22). A decisão foi publicada em Diário Oficial e segundo apurado pela reportagem, partiu de um pedido do próprio aluno.
Ederson era cadete do segundo ano do curso de formação em Mato Grosso do Sul e deveria se formar em setembro de 2023. Mas no início do ano, em uma viagem a Poxoréu, protagonizou uma perseguição em uma das avenidas da cidade, mas foi alcançado e flagrado com porções de crack, pasta base de cocaína e maconha.
Desde então, ele estava afastado do curso. Em fevereiro cumpriu 30 dias de prisão e mais 15 de detenção como punição administrativa pelos crimes cometidos no estado vizinho. No dia 3 de março, no entanto, Ederson entregou o pedido de desistência do curso ao comando da academia de Polícia Militar do estado.
Nesta quarta-feira, o desligamento de Ederson do curso foi oficializado pelo coronel Franco Alan da Silva Amorim, comandante da Academia e publicado no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul.
O caso
Depois de fugir da abordagem policial, ser perseguido e capturado, o ex-cadete ainda se identificou como advogado e tentou intimidar os militares. Quando os policiais pediram para revistar o veículo, o ele saiu correndo, mas foi contido a quatro quadras do local.
Ederson jogou a chave do veículo fora, para tentar evitar que os policiais descobrissem o que havia no Duster, carro que ele dirigia no momento.
O veículo precisou ser guinchado e só na delegacia, foi aberto. Depois que as drogas foram encontradas, Ederson ainda ameaçou um subtenente. Acabou autuado por desobediência, ameaça e uso de drogas; teve a arma recolhida o porte de armas suspenso.
Conteúdo retirado do Primeira Pagina.