Nome foi confirmado em edição extra do Diário Oficial do município
A Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) oficializou o Guarda Civil Metropolitano Anderson Gonzaga da Silva para desempenhar o cargo de Secretário Especial de Segurança e Defesa Social do município.
A nomeação publicada por meio de edição extra do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) desta terça-feira (20), devolve um nome ao cargo que estava vago há 13 dias. Alegando motivos pessoais, o então secretário da pasta, Valério Azambuja, pediu exoneração do cargo no dia 8 último.
Na ocasião, Azambuja entregou um ofício à prefeita Adriane Lopes (PP) formalizando o pedido de demissão. Conforme o decreto “PE” n. 2.641, de 20 de dezembro de 2022 assinado pela prefeita, a nomeação de Anderson Gonzaga tem efeito retroativo à publicação e vigência vigora desde o último dia 12 deste mês.
O nome de Gonzaga foi comemorado pela Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande.
Vale destacar que no mesmo dia da exoneração de Azambuja, o Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande (SindGM/CG), se antecipou à Prefeitura Municipal e se posicionou contra a indicação de um militar ao posto de Secretário de Segurança do Município.
Conforme o documento, o pedido da guarda era para que se preservasse o caráter civil da instituição. O ofício encaminhado à Prefeitura possuía caráter emergencial e tinha bases em uma decisão unânime da diretoria do sindicato e foi assinado pelo presidente do mesmo, Hudson Bonfim.
Anderson Gonzaga da Silva Assis atuava como Secretário Adjunto da SESDES desde o ano passado, e é graduado em Segurança Pública e Pós-Graduado em Inteligência Policial.
Em razão da designação, o ofício emitido pelo SindGM/CG reforçou que “a manutenção de quadros da própria Guarda Municipal para atuar como titular da pasta representa o reconhecimento de que nos quadros da Guarda Municipal há pessoas não só qualificadas, mas também comprometidas com a instituição”, disse Bonfim.
“A grande reivindicação do Sindicato quanto ao comando da SESDES sempre foi de que não se pode admitir de forma alguma a indicação de militares para o posto, e isto por força do Estatuto Nacional das Guardas Municipais, e por isso sempre acreditamos na indicação de Guardas Municipais para a função. Esperamos que seja confirmado em definitivo pois reúne experiência como Secretário-Adjunto e por ser Guarda acreditamos que com diálogo possamos resolver demandas operacionais que há tempos vimos reivindicando, como por exemplo o fim da não aceitação dos atestados médicos para justificar as faltas”, finalizou Bonfim.
Troca-troca
A Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) enfrenta uma série de exonerações nas secretarias. Confira as alterações já feitas na atual gestão prefeita, Adriane Lopes, de abril a dezembro deste ano:
Secretaria Municipal de Saúde: Sandro Benites ocupou o lugar de José Mauro Filho.
Subsecretaria do Bem-Estar Animal: Ana Luiza Lourenço de Oliveira assumiu o lugar de Ana Cristina Camargo de Castro.
Secretaria Municipal de Assistência Social: Na secretaria-adjunta, Inês Auxiliadora Mongenot Santana assumiu a pasta.
Secretaria Municipal da Juventude: Michele dos Santos Ferreira assumiu o cargo de secretária-adjunta.
Secretaria-Executiva de Compras Governamentais: Isaac José de Araujo assumiu a SECOMP após posse de Adriane Lopes.
Secretaria de Governo e Relações Institucionais (Segov) – Antônio Cézar Lacerda foi trocado por Mario Cesar Oliveira da Fonseca.
Secretaria Municipal de Gestão – Maria das Graças Macedo ficou no lugar de Agenor Mattiello.
Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat) – Paulo da Silva assumiu o lugar de Luciano Silva Martins.
Chefia de gabinete prefeitura: Thelma Fernandes Mendes deixou o cargo de secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), assumindo a chefia de gabinete da prefeita.
Assessor chefia de gabinete prefeitura: Wilton Celeste Candelório ocupou o lugar de Laura Marina Ferreira S. de Miranda Candelório.
Os únicos diretores/secretários que permaneceram em seus cargos são:
- Rudi Fioresi – secretário de Obras
- Márcia Helena Hokama – secretária de Finanças
- Janine de Lima Bruno – diretor da Agetran
Conteúdo retirado do Correio do Estado.