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Fecomércio-MS estima injeção de R$ 816 milhões na economia com Natal e Ano Novo

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(Reprodução)
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A pesquisa destaca que os gastos no Natal serão 29% maiores na comparação com o ano passado e a maior parte dos presentes serão roupas e calçados

O Natal e o Ano Novo deverão movimentar, este ano, um total de R$ 816,46 milhões na economia de Mato Grosso do Sul.

Os números representam uma alavancagem de 31% quando comparados ao desempenho do ano passado.

Os dados são do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), em em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Ao todo, serão injetados R$ 530 milhões no período do Natal e R$ 286,46 milhões no Ano Novo.

No detalhamento do Natal, a pesquisa aponta que serão R$ 277,2 milhões destinados às comemorações, com quase 73% dos entrevistados afirmando que irão celebrar a data, com gasto médio de R$ 255,97.

Há ainda outros R$ 252,8 milhões destinados às compras de presentes, com gasto médio de R$ 344,52 e 49,40% dos entrevistados se disseram dispostos a presentear.

Segundo a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, este ano há um aumento real no gasto médio com presentes e comemorações, e também nos percentuais de intenções de comemorar e comprar.

“A população está muito mais propensa a comemorar, tornando a expectativa de movimento na economia bastante positiva”, avalia a economista

Outra informação importante da pesquisa se refere ao local das comemorações, com 66,8% afirmando que vão ficar em casa e 48,1% deixando claro que vão encontrar amigos ou familiares.

O número de viajantes será pequeno: apenas 1,6%. No entanto, 53,7% dos entrevistados afirmaram que irão comprar bebidas.

Quanto à preferência dos presentes, 68,8% vão preferir comprar roupas, calçados e acessórios, 45,5% vão comprar brinquedos e 5,4% vão investir em móveis e eletrodomésticos.

Dos 1.735 entrevistados na pesquisa, que foi feita em oito 8 municípios do Estado, entre os dias 1 e 10 de novembro, 86,3% pretendem comprar em loja física, 10,4% vão comprar via site e 3% informaram que não sabem como vão comprar.

Já a forma do pagamento mostra que 56,7% vão preferir à vista com desconto e 44,2% optaram pelo parcelamento.

“Uma dica importante para o comerciante é que os principais atrativos para definir o presente são as propagandas (49,9%) e as vitrines (45,7%). Então vale a pena investir nesses itens para conquistar o público”, afirma Regiane Dedé de Oliveira.

No Ano Novo, 37,9% dos pesquisados pretendem comemorar a data na casa de amigos ou familiares e 32,9% vão ficar em casa.

Os gastos médios para essas comemorações, segundo a pesquisa, serão de R$ 273,92. Lideram o ranking os municípios de Corumbá/Ladário (R$ 393,54), Ponta Porã (R$ 280,94), e Três Lagoas (R$ 280,26).

A pesquisa também abordou aqueles que não vão gastar nenhum centavo nas festas.

Neste caso, o resultado mostra 32,5% estão sem dinheiro, 31,6% estão receosos em gastar, 24,2% acham que essas festas são uma invenção do comércio, 10,7% estão desempregados e 0,5% não têm familiares próximos.

O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro que varia entre 5% e 6%.

Conteúdo retirado do Correio do Estado.