Search
Picture of Informativo

Informativo

Na Capital, 12 mil pessoas foram ao Parada Nerd interagir com cosplayers e dubladores

Picture of Informativo

Informativo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Evento de três dias na Capital atraiu cerca de 12 mil pessoas para acompanhar volta de cosplayers, dubladores e muito mais

Após três dias de atividades, a Parada Nerd chegou ao fim no último domingo (23). O evento de cultura pop movimentou um público expressivo e terminou com a seleção dos campeões do concurso de cosplay, quebra torto e o show do The Kira Justice.

Após dois anos, o retorno foi em grande estilo com a presença de nomes influentes no meio, como o  ex-jogador profissional de League of Legends Gabriel ‘Kami’ Bohm. Em entrevista coletiva, ele falou sobre a importância de popularizar e descentralizar geograficamente o cenário dos eSportes no País.

“É muito importante especialmente quando é fora do eixo Rio-São Paulo. Acho que tem muito público muito carente de eventos como a Parada Nerd aqui em Campo Grande, que inclusive está bem organizado. […] Eu tô tendo a oportunidade de viajar para os eventos pós-pandemia e o pessoal tá muito feliz”, comenta o ex-jogador.

Além de Kami, o Expo Bosque recebeu Felícia Rock, Júlia K Barni e os dubladores Fábio Lucindo, Luísa Horta e Luiza Caspary. Os três, respectivamente, dão voz aos personagens Ash de Pokémon, Kira Yukimura da série “Teen Wolf” e Ellie do game The Last of Us.

Outra novidade nesta edição foi o aumento na participação de lojistas, artistas e o acréscimo de mais um dia. Neste ano o evento, que antes era realizado somente no sábado e domingo, iniciou na sexta-feira com entrada gratuita.

Um dos organizadores, Danilo Yonamine, destaca que a Parada Nerd 2022 superou a estimativa inicial de público, que era de 10 mil. “Estávamos com as expectativas bem altas por causa da pandemia que aumentou muito o número de pessoas que gostam desse tipo de conteúdo. O evento teve um público maior do que a gente estava esperando. Passaram 15 mil pessoas”, afirma.

Domingo também foi dia do tradicional concurso de cosplayers. Com premiação para diferentes categorias, o resultado fez a alegria de quem se preparava há meses para a disputa. Amigas, Maria Fernanda Martins, de 22 anos, e Raquel Eschiletti, de 23 anos, conquistaram o segundo lugar na categoria apresentação em grupo.

Ambas fizeram cosplay de duas personagens do LoL, Sivir e Soraka com a skin kawai café. Maria explica que desde antes da pandemia a ideia de ambas era elevar o nível de cosplay.

“Eu e a Raquel começamos a nos falar mais em 2019 e desde lá estávamos planejando fazer uma coisa grande nesse estilo. Durante a pandemia não deu para planejar mais e fazer as coisas, mas neste ano quando anunciaram a parada nerd […] pegamos a música e fomos ensaiando”, conta.

Para chegar à final, Raquel relata que passaram por muitas coisas. O apoio, segundo ela, foi essencial no processo. “A gente começou a planejar tudo junto há muito tempo. Quando uma surtava a outra ia ajudar, foram lágrimas, mas no final deu tudo certo. A gente estava muito ansiosa para a apresentação e ficamos muito felizes por termos conseguido ganhar”, comenta.

O primeiro lugar da apresentação em grupo ficou com Fernando Michels, de 30 anos, e Laisa Okami, de 27 anos. Ele foi de Diluc e ela de Yunjin. Os personagens de jogo eletrônico integram o universo de Genshin Impact.

Após descer do palco e conseguir a medalha, Laisa estava em êxtase com o reconhecimento. “Estar aqui é uma explosão de felicidade. A gente pula, comemora e grita”, fala.

Já Fernando relata como é ter esse reconhecimento na maior disputa de cosplay do Estado. “É o que a gente batalha, é o maior, então a gente sempre tá na espera. É muita gente e é o título. Para a gente levar, é muito bom. A Laise arregaçou, ela que é o cérebro”, garante.

A convenção oportunizou que Laise também conhecesse alguns de seus ídolos. “Eu conhecia a Júlia, os dubladores que vieram no sábado. Fiquei só de conhecer o Kami”, diz.

Outra pessoa que se esforçou bastante para fazer um cosplay criativo foi Sérgio Rigo, de 21 anos. Apesar de não ter participado da disputa, ele dedicou dias e noites para criar a roupa que faz referência ao Pillager de Minecraft.

Sérgio dedicou semanas para ficar como o Pillager de Minecraft. (Foto: Jéssica Fernandes)
O jovem fez sucesso na ocasião e não parava de posar para fotos ao lado de outros visitantes. A ideia de criar a roupa surgiu após ele ajudar na confecção da fantasia do amigo. Embora tivesse participado das edições anteriores, Sérgio nunca tinha se envolvido dessa forma na Parada Nerd.

Ele fala sobre o esforço que dedicou nas últimas semanas. “Foi mais de um mês e meio se esforçando para fazer, porque a gente usa as noites para fazer. Ficamos três dias seguidos no energético e café”, conta.

Outro destaque da Parada Nerd foi o quebra-torto. O campeonato de jogos de luta atraiu mais de 100 inscritos e teve quem veio de fora do Estado para participar. É o caso do carioca Thiago de Araújo de Souza, de 31 anos. O ‘Mobby’ chegou ao final da disputa que ocorreu durante todo o domingo.

Artista trouxe ilustrações dos personagens da série The Office. (Foto: Jéssica Fernandes)
Acostumado a rodar diversas cidades para prestigiar eventos da categoria, Thiago declara que ficou surpreso com a versatilidade de jogos oferecidos no evento sul-mato-grossense.

“A estrutura é maravilhosa aqui tá nível Brasil Game Show ou até acima disso, porque fui à Brasil Game Show e não agradou tanto. Não tinha tantos jogos de luta e aqui tem vários. Agradou mais”, frisa.

Além dos jogos eletrônicos, de cartas e os concursos, quem visitou o evento também conferiu o trabalho de artistas locais. Entre eles está o artista visual Jodri Aquino, de 26 anos. Neste ano, ele trouxe adesivos e ilustrações de figuras conhecidas da cultura pop.

Na ocasião, o ilustrador também aproveitou para criar desenhos das pessoas que passaram pelo stand. Ele cita algumas das produções que apresentou durante os três dias.

Jodri Aquino trouxe desenhos originais para agradar o pessoal. (Foto: Jéssica Fernandes)
“A gente trouxe muita coisa que tá na moda, original do dia a dia e produção artística padrão. Pro evento preparei coisas voltada para outro público. O pessoal desenha muito mangá, anime e eu quis trazer para o lado do jovem adulto que assiste Casimiro, The Office e vendemos super bem”, comemora.

Conteúdo retirado do Campo Grande News.