Search
Picture of Informativo

Informativo

Saúde de MS representa o Brasil em curso de vigilância genômica no Panamá

Picture of Informativo

Informativo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A secretária-adjunta de Estado de Saúde (SES-MS), Crhistinne Maymone, participou da 26ª edição do Curso de Evolução Viral e Epidemiologia Molecular (VEME) no Panamá, país da América Central.

O curso internacional foi organizado pelo Instituto Comemorativo Gorgas de Estudos de Saúde do Panamá, Fundação Oswaldo Cruz do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e reuniu representantes de cerca de 20 países de 21 a 26 de agosto de 2022.

O Brasil foi representado pela secretária adjunta e mais outras duas autoridades de outros estados. 

Alguns dos países que participaram do evento são Guatemala, Estados Unidos da América, Bélgica, Panamá, Senegal, Holanda, Sérvia, África do Sul e Argentina.

O objetivo do evento é criar um documento que prepare as nações para novas pandemias e epidemias e orientar sobre o que pode ser feito caso surja novas emergências sanitárias.

Os principais pontos abordados no evento foram importância de estudar a evolução de vírus, detectar suas mutações ou variantes, forma de transmissão, nível de gravidade de um patógeno e ressaltar a importância da realização de testes, diagnósticos, vacinas e tratamentos. 

“Foram 10 horas de estudos intensos com ‘os crânios do mundo’. Estar assistindo uma aula da Anne-Mieke Vandamme foi inspirador, ou estar com o Túlio de Oliveira – responsável por descobrir uma das variantes da Covid-19, a Ômicron, ou do Trevor Bedford – foi incrível”, disse Maymone empolgada. 

De acordo com Maymone, a participação de Mato Grosso do Sul em um evento desse porte coloca o Estado em um importante patamar.

“Para o nosso Estado isto é ótimo e nos dá um know-how, mais capilaridade de preparar as nossas equipes. Então, representar o Estado de Mato Grosso do Sul, principalmente, como gestora e cientista é muito gratificante. Agradeço ao parceiro da Fiocruz, Dr. Luiz Alcantara, pelo convite. Ele foi um dos organizadores deste evento internacional”. 

Em 18 de agosto, Maymone teve um artigo científico ‘Genomic epidemiology of the SARS-CoV-2 epidemic in Brazil’ publicado na revista Nature Microbiology. 

Crhistinne ao lado de Simone, Kashima e Evanda do Hemocentro de Ribeirão Preto – DIVULGAÇÃO/SES

Conteúdo retirado do Correio do Estado.