Representando o Brasil, Júlio César Mendonça Garcia conquistou a medalha de prata no Pan-Americano de Karatê, na modalidade Kata por equipe, que aconteceu na última semana na Cidade do México (México) entre os dias 23 a 28 de agosto.
O resultado do atleta, na categoria júnior, o classificou para a etapa mundial, que acontecerá na Turquia em outubro de 2022, nas modalidades Kata Equipe e Kata individual Júnior.
Júlio César é karateca desde os 04 anos de idade, quando ainda morava em Manaus (AM). Com incentivo dos seus pais, o jovem de 17 anos, cresceu em Corumbá (MS) disputando campeonatos pelo esporte.
“Meus pais sempre me apoiavam para eu continuar nos treinamentos no Karatê, entrei inicialmente só pelo interesse nas artes marciais, mas três meses depois, disputei a minha primeira competição e já fui campeão”, declarou o lutador .
O primeiro título brasileiro do Júlio César Mendonça no Karatê, foi aos 07 anos de idade, em 2012. De lá para cá, o atleta já conquistou a principal competição de base nacional mais quatro vezes, se tornando uma grande promessa na modalidade.
O reconhecimento nacional do atleta sul-mato-grossense, veio em 2017, quando pela primeira vez Júlio Cesar foi convocado para a seleção brasileira do esporte. Desde então, ele vem sendo convocado para representar o pais em competições sul-americanas, se mantendo por seis anos entre os melhores do ranking na categoria Kata (apresentação).
Júlio César já foi campeão do Pan-Americano, em 2017 e medalha de bronze em 2018, duas vezes medalha de bronze no Sul-Americano em 2017/18. Neste ano, pelo Sul-Americano, o atleta também foi medalha de prata.
As duas pratas conquistadas nas competições continentais classificaram o atleta para o Mundial de Karate, o qual o Júlio Cesar disputou pela primeira vez em 2019. “Estamos buscando recursos para disputar o Mundial deste ano, que acontece de dois em dois anos. Mesmo estando a seis anos na seleção, ainda não possuo patrocinador”, disse o Karateca.
Sonhos e objetivos
Em entrevista ao Correio do Estado, Júlio Cesar declarou que no futuro o seu grande sonho é ser medalhista mundial.
“O Brasil ainda não tem medalha em campeonato mundial no Kata, estamos um busca desta conquista a muitos anos, quem sabe eu me torne o primeiro brasileiro a conquistar esta medalha na categoria individual. Estou focado nisso”.
Júlio Cesar também tem como objetivo se manter nas principais colocações do ranking mundial do Karatê, já que apenas um atleta brasileiro de cada categoria consegue a vaga para o Mundial.
“Outro sonho meu, se Deus quiser, é representar o Brasil nas olimpíadas. Infelizmente em 2024 a modalidade não estará nos jogos, mas se ela voltar em 2028, quero muito ter esta oportunidade de disputá-la”, destacou.
Conteúdo retirado do Correio do Estado.