Search

EUA enviam aeronaves para exercício militar em Campo Grande

Picture of Informativo

Informativo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

As aeronaves serão utilizadas no Exercício Conjunto Tápio 2022 na Base Aérea

Chegaram na Base Aérea de Campo Grande aeronaves vindas dos Estados Unidos, trazendo três helicópteros que serão utilizados no Exercício Conjunto Tápio 2022.  

A bordo helicópteros Sikorsky HH-60G Pave Hawk, em dois aviões de transporte militar C-17, da 105ª Ala de Transporte Aéreo da Base da Guarda Aérea Nacional de Stewart, partiram do aeroporto civil-militar Francis S. Gabreski em Westhampton Beach, Nova Iorque, onde os helicópteros foram carregados.

No caminho, fizeram uma escala no Aeroporto San Juan, em Porto Rico, antes de prosseguir para Campo Grande, onde chegaram na manhã de sábado.

A Força Aérea do Estado Unidos (USAF) também enviará um HC-130J Combat King, aeronave multimissão voltada para recuperação de pessoal de asa fixa e de longo alcance.

Excon Tápio 2022

O Exercício Conjunto Tápio 2022, é uma atividade militar organizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) que visa aprimorar a capacidade da FAB ao simular situações de guerra, incluindo missões de paz da ONU.

Teve início no dia 16 de agosto e será realizado na Base Aérea de Campo Grande, até o dia 3 setembro. 

Contando com cerca de 30 aeronaves e mais de 16 Unidades Aéreas, além de Unidades de Infantaria, que participarão de atividades operacionais que simulam um cenário de guerra.

A mobilização e a desmobilização dos norte-americanos serão realizadas por aeronaves C-17. 

Como participantes do EXCON, haverá três HH-60G Pave Hawk e um HC-130J Combat King, ambas aeronaves concebidas para o Personal Recovery, que engloba diversas ações de recuperação de pessoal, dentre elas, o CSAR – Busca e Salvamento em Combate.

A principal missão do helicóptero HH-60G Pave Hawk é conduzir operações diurnas ou noturnas de Combat-SAR (C-SAR) em ambientes hostis. 

O HH-60G também tem a missão de realizar operações de busca e salvamento civil, evacuação aeromédica, resposta a desastres naturais, assistência humanitária e comando e controle.

A presença de nações amigas nesse tipo de treinamento é uma oportunidade para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento doutrinário da FAB, contribuindo para possíveis participações do país em missões previstas nos acordos de paz da ONU.

Nesta edição, haverá voos conjuntos (aeronaves americanas sendo escoltadas por aeronaves brasileiras), voos de intercâmbio (militares americanos nas aeronaves brasileiras e militares brasileiros nas aeronaves americanas) e participação dos americanos no manning do EXCON, ou seja, ajudando na construção dos cenários de treinamento.

Conteúdo retirado do Correio do Estado.