Search
Picture of Informativo

Informativo

MS atinge 4º melhor desempenho no índice de serviços em abril

Picture of Informativo

Informativo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

No país, os serviços apresentaram altas 9,5% no acumulado do ano e de 12,8% nos últimos 12 meses

A Pesquisa Mensal de Serviços divulgada hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelou que o setor de serviços em Mato Grosso do Sul cresceu de março para abril 2,6%, deixando o estado com o 4º melhor índice no ranking brasileiro. A alta é puxada pela retomada no setor de turismo que acumulou alta de 51,3% nas atividades turísticas.  

De acordo com o órgão, no primeiro quadrimestre o volume de serviços teve alta de 7,9%. Se comparado a abril de 2021, o volume de serviços avançou 7,2%. Nos últimos 12 meses, o acumulado atingiu índice 10,6%.  

Com índice de crescimento de 2,6% no volume de serviços, Mato Grosso do Sul ficou atrás do Rio Grande do Norte com 7,9%, Amapá que cresceu 4,6% e Espírito Santo que atingiu 3,6%. O Ceará subiu 2,4% e ficou em 5º colocado.  

Tiveram índices negativos: São Paulo com -0,5%, Minas Gerais queda -2,8%, Distrito Federal -8,2% e Rio Grande do Sul -2,8%.

spinner-noticia
– Fonte: IBGE

Segundo a economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços, e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio), Regiane Dedé de Oliveira, “a liberação de locais voltados a eventos contribuem para aumento das atividades de serviços incluindo o turismo”.

Ela explica que “devido a vocação do estado a empregabilidade do setor de serviços não é ruim”, mas “podia estar melhor”.  

“Mesmo com a redução da intenção de consumo e a queda no endividamento, as pessoas ainda tem poder de compra menor”, justifica a economista, destacando que o perfil do estado foi ampliado, e, teve notável melhora com a retomada dos serviços, se comparado com anos anteriores prejudicados pela pandemia. 

spinner-noticia
Passeio na Lagoa Misteriosa é atração de turistas em Bonito – Foto: Arquivo

Turismo

O IBGE apontou crescimento de 51,3% no ano no que se refere ao índice de atividades turísticas. No mês de abril, a alta foi de 2,5%.  

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo, Bruno Wendling, informou que é notável o desenvolvimento do setor de serviços no estado.

A pandemia de 2020 e 2021 fechou as portas de muitos prestadores de serviços que deixaram de receber os turistas, mas já na endemia, o setor voltou a se recuperar.  

“As atividades voltadas ao setor de serviços foram acompanhadas pelo turismo que após a pandemia tem sido retomado e teve crescimento em todo Mato Grosso do Sul”, destacou Bruno Wendling.  

No estado, segundo Wendling “o turismo teve crescimento em Bonito, Bodoquena. Sem contar a retomada da pesca esportiva no Pantanal”, que tiveram destaque em nível nacional.  

spinner-noticia
A pesca esportiva foi retomada no Pantanal – Foto: Arquivo

Transporte de cargas

O transporte de cargas apresentou decréscimo de 0,1% em abril de 2022. De outubro de 2021 a março de 2022, tinha sofrido alta de 11,1%.  

Se comparado ao período de fevereiro de 2020, o transporte de cargas está operando em crescimento de 23,1%.

Nacional

No Brasil, o volume de serviços teve um crescimento de 0,2% de março para abril deste ano.

A alta referente aos meses de março para abril foi alavancada por duas atividades: informação e comunicação com 0,7% de crescimento e serviços prestados às famílias que subiu 1,9%.

Outras três atividades sofreram como o de transportes com -1,7%, profissionais, administrativos e complementares diminuiu para -0,6% e outros serviços apresentaram -1,6%.

Já, a receita nominal dos serviços cresceu 0,9% de março para abril de 2022. Se comparado com o mesmo período de 2021, o crescimento foi de 16,5%. O acumulado do ano teve elevação de 15,7%. Já o índice calculado dos últimos 12 meses totalizou alta de 17,8% no acumulado de 12 meses.