Oito equipes estarão na disputa pelo título, e Mato Grosso do Sul será representado pela Associação Supera Sidrolandense de Pessoa com Deficiência (Assiped)
O Ginásio Poliesportivo Guanandizão será palco de mais um torneio nacional neste mês. O local foi escolhido para ser sede do Campeonato Brasileiro de Basquetebol em Cadeira de Rodas Masculino – Terceira Divisão.
A competição, realizada pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC), terá início na quarta-feira (8) e segue até domingo (12), com entrada franca.
Oito equipes estarão na disputa pelo título, com Mato Grosso do Sul sendo representado pela Associação Supera Sidrolandense de Pessoa com Deficiência (Assiped)/Pantanal Sobre Rodas.
A treinadora do Sobre Rodas, Belquice Falcão, afirmou que os jogadores estão aguardando e se preparando para essa competição há muito tempo. “Nos dedicamos bastante aos treinamentos. Os atletas ficaram, durante toda a pandemia de Covid-19, sem competir, e a expectativa está bem alta”, declarou Belquice.
A equipe sul-mato-grossense realizou, no domingo, um jogo-treino contra o Dourados Sobre Rodas, no Centro Poliesportivo Mamede Assem José (Vila Almeida), com foco na preparação para o Brasileiro.
Além de MS, outros sete estados vão participar do torneio: Paraíba, Amapá, Distrito Federal, Paraná, Pará, São Paulo e Rio de Janeiro.
Segundo o coordenador técnico da CBBC, Chris Roger Pires, a cerimônia de abertura será realizada no dia 8 (quarta-feira), às 20h, no Ginásio Guanandizão, com a presença de delegações e autoridades.
“Teremos, em Campo Grande, cerca de 200 atletas, de oito equipes. Todo mundo está bem empenhado, motivado a voltar a disputar o campeonato”, completou Chris Roger.
FORMA DE DISPUTA
Na primeira fase da disputa do Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas, as equipes estão divididas em dois grupos com quatro times.
Integram o grupo A: All Star Rodas Belém (PA), ADDSG/Navebrás/Nova Escola (RJ), Gaadin (SP) e Leões/SMEJ/Castro (PR).
As outras equipes jogam pelo grupo B: ADFAP (AP), Brasília Raptors Basquete (DF),
Assiped/Pantanal Sobre Rodas (MS) e AAPD (PB).
Após três dias de disputas entre os grupos, as duas melhores equipes de cada grupo se classificam para a semifinal. Os terceiros e quartos colocados se enfrentam para decisão e classificação geral do quinto ao oitavo lugar do Brasileiro.
As equipes vencedoras das semifinais disputam a grande final do campeonato, marcada para o dia 12, no Guanandizão.
INTERRUPÇÃO
A pandemia de Covid-19, que chegou ao Brasil em 2020, acabou suspendendo diversas competições esportivas no País. Sem entrar em quadra nesse período, a equipe sul-mato-grossense Pantanal Sobre Rodas disputou sua última competição no início de março de 2020.
A Copa Centro-Sul-Sudeste de basquetebol masculino em cadeira de rodas ocorreu de 10 a 15 de março daquele ano, em Araçatuba (SP). A equipe Pantanal Sobre Rodas representou o Estado na competição, que, na época, estava compondo o calendário da modalidade em 2019.
MODALIDADE
O basquete em cadeira de rodas começou a ser praticado nos Estados Unidos, em 1945, por ex-soldados do exército estadunidense feridos durante a Segunda Guerra Mundial.
A modalidade é praticada por atletas que tenham alguma deficiência físico-motora, sob regras adaptadas da Federação Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas (IWBF).
As cadeiras são adaptadas e padronizadas, conforme o código da entidade. As dimensões da quadra e a altura da cesta são as mesmas do basquete olímpico.
SAIBA
A capital sul-mato-grossense volta a ser palco do Brasileiro de Basquetebol em Cadeira de Rodas após 12 anos.
Mato Grosso do Sul será representado pela Associação Supera Sidrolandense de Pessoa com Deficiência (Assiped)/Pantanal Sobre Rodas. Os jogos estão marcados para começaram no dia 8 deste mês.