Search
Picture of Informativo

Informativo

Capital será sede de torneio nacional de basquete em cadeira de rodas

Picture of Informativo

Informativo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Oito equipes estarão na disputa pelo título, e Mato Grosso do Sul será representado pela Associação Supera Sidrolandense de Pessoa com Deficiência (Assiped)

O Ginásio Poliesportivo Guanandizão será palco de mais um torneio nacional neste mês. O local foi escolhido para ser sede do Campeonato Brasileiro de Basquetebol em Cadeira de Rodas Masculino – Terceira Divisão.

A competição, realizada pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC), terá início na quarta-feira (8) e segue até domingo (12), com entrada franca.

Oito equipes estarão na disputa pelo título, com Mato Grosso do Sul sendo representado pela Associação Supera Sidrolandense de Pessoa com Deficiência (Assiped)/Pantanal Sobre Rodas.

A treinadora do Sobre Rodas, Belquice Falcão, afirmou que os jogadores estão aguardando e se preparando para essa competição há muito tempo. “Nos dedicamos bastante aos treinamentos. Os atletas ficaram, durante toda a pandemia de Covid-19, sem competir, e a expectativa está bem alta”, declarou Belquice.

A equipe sul-mato-grossense realizou, no domingo, um jogo-treino contra o Dourados Sobre Rodas, no Centro Poliesportivo Mamede Assem José (Vila Almeida), com foco na preparação para o Brasileiro.

Além de MS, outros sete estados vão participar do torneio: Paraíba, Amapá, Distrito Federal, Paraná, Pará, São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo o coordenador técnico da CBBC, Chris Roger Pires, a cerimônia de abertura será realizada no dia 8 (quarta-feira), às 20h, no Ginásio Guanandizão, com a presença de delegações e autoridades.

“Teremos, em Campo Grande, cerca de 200 atletas, de oito equipes. Todo mundo está bem empenhado, motivado a voltar a disputar o campeonato”, completou Chris Roger.

FORMA DE DISPUTA

Na primeira fase da disputa do Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas, as equipes estão divididas em dois grupos com quatro times.

Integram o grupo A: All Star Rodas Belém (PA), ADDSG/Navebrás/Nova Escola (RJ), Gaadin (SP) e Leões/SMEJ/Castro (PR).  

As outras equipes jogam pelo grupo B: ADFAP (AP), Brasília Raptors Basquete (DF),

Assiped/Pantanal Sobre Rodas (MS) e AAPD (PB).

Após três dias de disputas entre os grupos, as duas melhores equipes de cada grupo se classificam para a semifinal. Os terceiros e quartos colocados se enfrentam para decisão e classificação geral do quinto ao oitavo lugar do Brasileiro.

As equipes vencedoras das semifinais disputam a grande final do campeonato, marcada para o dia 12, no Guanandizão.

INTERRUPÇÃO

A pandemia de Covid-19, que chegou ao Brasil em 2020, acabou suspendendo diversas competições esportivas no País. Sem entrar em quadra nesse período, a equipe sul-mato-grossense Pantanal Sobre Rodas disputou sua última competição no início de março de 2020.

A Copa Centro-Sul-Sudeste de basquetebol masculino em cadeira de rodas ocorreu de 10 a 15 de março daquele ano, em Araçatuba (SP). A equipe Pantanal Sobre Rodas representou o Estado na competição, que, na época, estava compondo o calendário da modalidade em 2019.

MODALIDADE

O basquete em cadeira de rodas começou a ser praticado nos Estados Unidos, em 1945, por ex-soldados do exército estadunidense feridos durante a Segunda Guerra Mundial.  

A modalidade é praticada por atletas que tenham alguma deficiência físico-motora, sob regras adaptadas da Federação Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas (IWBF).  

As cadeiras são adaptadas e padronizadas, conforme o código da entidade. As dimensões da quadra e a altura da cesta são as mesmas do basquete olímpico.

SAIBA

A capital sul-mato-grossense volta a ser palco do Brasileiro de Basquetebol em Cadeira de Rodas após 12 anos. 

Mato Grosso do Sul será representado pela Associação Supera Sidrolandense de Pessoa com Deficiência (Assiped)/Pantanal Sobre Rodas. Os jogos estão marcados para começaram no dia 8 deste mês.