Search

Pantanal pega fogo há quase uma semana

Picture of Informativo

Informativo

(Reprodução)
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Chamas atingiram o Passo do Lontra, região de Corumbá que aparece como 2.ª cidade com mais focos de incêndio no ano

Após quase uma semana, o incêndio florestal que começou no dia 25, na região do Passo do Lontra, está praticamente controlado, após sobrevoo feito ontem (30), inclusive com emprego do avião que lança água sobre os focos, segundo o comandante da Operação Pantanal, do 3.º Grupamento de Bombeiros Militar, Major Flávio Elias Ribeiro.  

Informações do Corpo de Bombeiros apontam que, as ações, parte da Operação Pantanal 2022, na região do Passo do Lontra (Corumbá), mobilizou 36 bombeiros militares, sete viaturas totalmente equipadas e ainda uma aeronave tipo Air Tractor.

Ela auxiliou na localização de focos de incêndios, que estavam distribuídos ao longo da estrada que liga a fazenda Santa Otília e pousada Xaraés.  

Conforme o major do 3.º GBM a extinção do fogo foi dificultada pelas condições climáticas, principalmente quanto à intensidade e direção dos ventos, que “aumentam a propagação dos focos de incêndio”.  

“Assim como, o difícil acesso por solo, em algumas áreas da região,  sendo imprescindível o apoio aéreo de nossa aeronave Air tractor”, ressaltou Flávio Elias.  

Fogo fácil

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que a Cidade Branca é a segunda no ranking nacional com o maior número de focos de incêndio em 2021, ficando atrás apenas de Feliz Natal (MT).  

Corumbá fecha o mês de maio com mais de 220 focos de incêndio, segundo o Instituto e o major do Corpo de Bombeiros destaca que é possível a sociedade fazer parte do combate aos crimes e incêndios florestais.  

“A conscientização da sociedade para evitar colocar fogo na vegetação, pois, com o auxílio do clima quente e ventos fortes, logo esse pequeno forte se transforma em um grande incêndio florestal”, finaliza. Conteúdo retirado do Correio do Estado