Decreto foi revogado na manhã desta segunda-feira
A semana começou com novidades no setor da saúde de Mato Grosso do Sul, já que, na manhã desta segunda-feira (23) chegou ao fim o decreto que mantinha o Estado em situação de Emergência de Saúde Pública devido a pandemia de Covid-19.
Vigorando desde de março de 2020 como medida de enfrentamento a doença que assolou o mundo, a decisão foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (23), sendo tomada após a reunião do Comitê do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia).
“Os membros deliberaram pela revogação do fim da Emergência de Saúde Pública por conta da Covid-19 no território sul-mato-grossense, tendo em vista o cenário epidemiológico, a cobertura vacinal, com disponibilidade de doses para a população, e a capacidade de assistência à saúde por parte do SUS”, explicou a presidente do Prosseguir, a procuradora-geral do Estado Ana Carolina Ali Garcia.
Apesar de a pandemia estar em queda e de 83,13%% da população sul-mato-grossense com mais de cinco anos ter concluído o esquema vacina, Ana Carolina Ali Garcia explicou que o grupo permanecerá monitorando o coronavírus nos 79 municípios e oferecendo subsídios técnicos para a formalização de recomendações visando a preservação da saúde e da economia. “O Prosseguir continua com suas competências.”
O programa mapeou todo o Estado para monitorar o avanço da circulação viral e manter as atividades socioeconômicas, de forma segura, com medidas de biossegurança. Conteúdo retirado do JD1 Noticias.