Search

Capital vacina apenas 15% do público infantil contra gripe

Picture of Informativo

Informativo

Apenas 32% das crianças e adolescentes tomaram a 2° dose da Qdenga em MS.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

48 mil crianças ainda não se vacinaram; O número total de crianças nesta faixa etária é de 57.428 em Campo Grande

A campanha de vacinação contra a gripe começou no final do dia 4 de abril em toda a Capital sul-mato-grossense. Entretanto, com a baixa procura do imunizante a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) abriu o calendário vacinal para todas as faixas etárias no dia 16 deste mês. 

Até o momento apenas 15,94% das crianças de seis a cinco anos foram imunizadas contra gripe. O índice é insatisfatório, comparado ao número da população estimada na categoria, 57.428.

Para tentar ampliar a cobertura vacinal infantil, a Sesau levou a vacinação até as escolas municipais da Capital nesta semana. O trabalho é coordenado e executado pela Secretaria e segue um cronograma pré-estabelecido entre a pasta e a direção das escolas.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, pontua que o cenário é preocupante, uma vez que as crianças, assim como os idosos, são mais vulneráveis a quadros de síndromes gripais, que podem levar ao óbito. 

“ Temos, aproximadamente, 48 mil crianças que ainda não se vacinaram. É um número muito expressivo, considerando que nós já estamos praticamente a dois meses em campanha. Por isso nós clamamos aos pais e responsáveis para que procurem um ponto de vacinação mais próximo.”, evidencia.  

Conforme Lahdo, a  vacina é uma das formas mais seguras e eficientes de prevenção contra o vírus da H3N2 que circulou durante o ano de 202, com alto grau de contágio. Ademais, o imunizante também se mostrou eficaz contra a H1N1, H2N3 e Influenza B.

Maior taxa de cobertura 

Os trabalhadores da saúde e os idosos são os que mais se vacinaram em Campo Grande. De acordo com o último boletim disponibilizado pela Sesau, nesta sexta-feira (20), 39,26%  dos servidores se imunizaram, ou seja, 11.668 pessoas buscaram a vacina contra gripe. O público estimado era de 29.721. 

Já os idosos corresponderam a 36,69% ou 47.201, de um total de 128,6 mil pessoas estimadas na faixa-etária. O total geral entre os públicos prioritários foi de 25,15%.

Estimativa

O objetivo é que a cobertura vacinal atinga 295,2 mil pessoas na Capital, 90%. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde do Município, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h às 16h45, e aos sábados, domingos e feriados, conforme cronograma da Sesau.